Dúvidas Frequentes

O custo do plano varia de acordo com o número de funcionários segurados e com a rede de hospitais e serviços escolhida. Um levantamento feito por Exame PME com corretores que vendem planos das principais operadoras mostrou que, com cerca de 4.000 reais por mês, uma empresa com 20 funcionários pode contratar um plano básico.

Quem pode responder quanto o plano será útil são os funcionários. Entender seus hábitos e suas características, por meio de uma pesquisa interna, pode revelar suas necessidades.

As operadoras não costumam recusar empresas com funcionários que trabalham em situações de risco. É o caso de motoboys (propensos a acidentes de trânsito), trabalhadores agrícolas (expostos a agrotóxicos) e profissionais da construção civil (que trabalham em andaimes ou suspensos por cordas).

As normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que regula planos de saúde no Brasil, determinam que mensalidades de apólices de empresas com três a 29 funcionários sejam reajustadas anualmente, conforme o índice de sinistralidade (veja como é o cálculo no item abaixo) de toda a carteira da operadora.

Empresas com 30 ou mais funcionários podem preferir reajustes com base no índice de sinistralidade apenas de seus funcionários. Os especialistas recomendam essa alternativa apenas para empresas com no mínimo 100 empregados segurados.

O risco é matemático — despesas de poucos funcionários que precisarem de tratamentos caros (meses numa UTI, por exemplo) vão pesar bastante num grupo pequeno, provocando aumentos bruscos de um ano para o outro.

Anualmente, o plano é reajustado de acordo com a inflação de itens médicos. Os planos também consideram a faixa etária. Conforme o paciente fica mais velho, o custo aumenta. Reajustes para quem tem mais de 60 anos são proibidos.

O índice de sinistralidade reflete quanto a operadora gastou para honrar as despesas previstas no contrato. “O índice é calculado com base no custo com serviços de saúde que ultrapassou 70% do valor pago pelo cliente, pois 30% da mensalidade costuma ser reservada para gastos administrativos”, afirma a advogada Melissa Areal.

Um dos fatores fundamentais na escolha de um plano de saúde é o local onde a empresa atua — se é perto ou longe dos grandes centros e se possui filiais ou escritórios em várias cidades e estados. Funcionários que vivem viajando pelo Brasil, por exemplo, precisam ter cobertura nacional.

Pequenas e médias empresas cujos funcionários moram num mesmo município podem optar por planos regionais, que custam cerca de 20% menos do que um de abrangência nacional.

Uma boa administração do plano pressupõe que o funcionário saiba como usar os serviços com responsabilidade. Muitas empresas estipulam que o empregado arque com um valor (de 10% a 20%) a cada consulta ou exame.

"O objetivo dessa coparticipação é estimular o funcionário a tomar iniciativas que diminuam o custo embutido cada vez que o seguro-saúde é acionado “Suponha que a pessoa fez duas consultas num curto período de tempo e o primeiro médico tenha solicitado um exame de sangue. Ele pode perguntar ao segundo médico se é possível usar o laudo já feito, em vez de fazer um novo."

No médio prazo, programas de qualidade de vida podem ajudar os funcionários a desenvolver hábitos saudáveis, que poderiam evitar o uso intensivo dos serviços mais caros cobertos pelo plano — o que não é bom nem para a empresa, nem para a operadora, nem para o funcionário (partindo do princípio de que ninguém gosta de frequentar hospitais).

"Um programa que incentive o funcionário a diminuir o sedentarismo e a se alimentar corretamente diminui o risco de problemas cardíacos, obesidade e diabetes".

A cobertura ambulatorial garante o atendimento em consultas e pronto-socorro, por até 12 horas, inclui exames laboratoriais e pode ser indicada para funcionários de até 29 anos, cuja hospitalização por complicações de doenças crônicas tende a ser menor.

Empresas com muitos funcionários com maior faixa etária ou com doenças hereditárias podem precisar de cobertura hospitalar. Cuidados de pré-natal e maternidade são recomendáveis em empresas com mais de 30% de funcionárias ou dependentes mulheres.

O reembolso permite que o funcionário pague consultas e exames em médicos de sua escolha — desde que o procedimento médico conste no contrato. O funcionário envia à seguradora o recibo e, dependendo do caso, um laudo que informa o procedimento realizado.

"O reembolso é feito com base em quanto a operadora gastaria se o funcionário tivesse recorrido à rede credenciada".

As pendengas mais frequentes são causadas por discordâncias das partes sobre o valor do reajuste. “Muitas operadoras não informam com clareza como a conta foi feita.

A operadora tem o direito de rescindir o plano coletivo a qualquer momento — nesse caso, ela deve ofertar um plano individual equivalente aos funcionários em tratamento. Mas muitas operadoras não trabalham com plano individual — daí a confusão. O maior problema dessa rescisão é o funcionário ficar desamparado.

“Existe jurisprudência dizendo que o contrato só pode ser rescindido após o funcionário ter alta médica”.

***Observações:
Vantagens para Empresa que contrata:
A contratação do plano de saúde traz inúmeros benefícios, tais como vantagem competitiva, retenção de talentos, valorização do profissional e saúde dos funcionários. Assim, quando a empresa disponibilizar um pacote de vantagens diferenciado, ela tem mais chances de atrair re reter talentos, pois se destaca perante outras. Hoje em dia, grande parte das empresas oferece plano de saúde. As empresas que não o fazem correm o risco de perder profissionais qualificados. O plano de saúde melhora a qualidade de vida e saúde dos funcionários e de seus familiares. Com acesso facilitado a médicos e clínicas, os profissionais tendem a cuidar mais da saúde e realizar acompanhamento periódico. Isso evita que os funcionários faltem muito ao trabalho por motivos de doenças ou desenvolvem doenças crônicas.

*Alem disso, melhora a produtividade da equipe – profissionais saudáveis e que se sente valorizados, são mais motivados e tem melhor desempenho.

Quem Somos

Oferecemos as melhores opções de Planos de Saúde de acordo com as necessidades de cada cliente. Atualmente, oferecemos planos de saúde e odontologia, da Amil, Amil Dental, Hapvida, Unimed, Bradesco Saúde e SulAmérica Saúde. Com mais de 1 milhão de planos vendidos, estamos constantemente atualizados com as novas tecnologias e tendências do mercado. Tudo feito com transparência.

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